Resenha – D&D (5e) Starter Set

HERO_StartBoxA 5ª edição do D&D chegou e eu tentarei resenhar todos os seus livros aqui no blog. Até pensei em gravar um vídeo de unboxing da caixa, mas, como já existem vários por aí, decidi que é melhor escrever sobre seu conteúdo, sem spoilers para quem for jogar a aventura, e tirar umas fotos nítidas do conteúdo.


O Conteúdo: 

  • Starter Set Rulebook: Um livreto de 32 páginas com um resumo das regras básicas para se jogar a nova edição. Aqui você é apresentado aos conceitos básico do que é RPG, muito útil caso você seja um novato no hobby; as regras de combate, condensadas em apenas 4 páginas; breve descrição das perícias e como usá-las em seu jogo; equipamentos para personagens jogadores; dicas para o mestre conduzir viagens dos personagens, descanso e premiação de XP; além, é claro, de magias e um apêndice com as condições.
  • Lost Mine of Phandelver: Uma aventura de 64 páginas ambientada na Sword Coast, do clássico cenário de Forgotten Realms, que leva os personagens do nível 1 ao 5. Ela se divide em 4 partes e tem um excelente balanço entre exploração/interpretação e combates. Como ainda não foi lançado o Monster Manual dessa edição, no próprio livreto da aventura você encontra a ficha de todos os oponentes presentes na história, bem como as estatísticas do itens mágicos que os personagens jogadores poderão encontrar.
  • Personagens Prontos: Como a caixa é um item introdutório a novos jogadores não poderia faltar fichas prontas, certo? Você encontrará cinco aventureiros de primeiro nível, 2 Fighters, 1 Wizard, um Cleric e 1 Rogue, bem como um guia de como evoluí-lo até o 5º nível.
  • Um Conjunto de Dados: Imagine a sua frustração caso você nunca tivesse jogado RPG na sua vida e tivesse comprado/ganhado uma caixa introdutória que não trouxesse os dados necessários para o jogo. Onde você arrumaria um d20? E o que diabos é um d4? É por isso que dentro da caixa você encontrará um conjunto de 6 dados perolados (1d20, 1d12, 1d10, 1d8, 1d6, 1d4) que permitirão que você já possa jogar D&D prontamente.

A Qualidade Gráfica: A caixa é feita de um papelão resistente e é mais do que capaz de acomodar seus livros, papéis e dados. Os livretos são capa mole, entretanto são impressos em papel couchê bem resistente, que eu chuto ter 120 g/m², e vão resistir muito bem ao manuseio constante na mesa de jogo. A arte, ilustrações e mapas, está chutando bundas e te faz parar a cada página para admirar seus detalhes. As fichas prontas são de papel offset, que eu chuto ter gramatura igual a 90 g/m², bem resistente, entretanto eu recomendo que você tire cópias e não risque elas, afinal assim você sempre poderá usar aquele personagem para um jogador que não fez a ficha para a sessão.


Quem deve comprar a caixa? 

  • Mestres que queiram mestrar a excelente aventura que acompanha o Starter Set;
  • Novatos que nunca jogaram D&D e querem ter um primeiro contato com o hobby.

Ponto Negativo: Como kit introdutório é excelente que o Starter Set não use miniaturas ou grid de combate. Entretanto eu senti falta de mapas pôsteres das localidades da aventura. Apesar de você encontrar os mapas no livreto e na internet, eu acredito que um mapa bacanudo sobre a mesa de jogo é um item quase indispensável para fisgar os jogadores.


Avaliação Final: A aventura vale os $ 12 (na Amazon) tranquilamente. A aventura e o conjunto de dados valem o investimento. Se você não é novato no RPG, ou não tem o menor interesse em mestrar, e quer conhecer a nova edição eu recomendo o Basic D&D, pdf gratuito com todas as regras básicas.


 

DSC_1437

Olha como a caixa tá bonitona. Clique para ampliar.

DSC_1440

A caixa aberta. Clique para ampliar.

DSC_1443

Os dois livretos. Clique para ampliar.

DSC_1442

Uma das fichas prontas. Clique para ampliar.

DSC_1444

Olha o nível das ilustrações. Clique para ampliar.

DSC_1446

Mais uma ilustração interna. Clique para ampliar.

DSC_1441

Olha como são bonitos os dados que acompanham a caixa. Clique para ampliar.

 


 

E aí, o que acharam do Starter Set da nova edição do D&D?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s